segunda-feira, janeiro 02, 2006

Marcianos / Marranos

[30 Anos de Poesia, de Manuel Alegre, 2ª edição aumentada: Publicações Dom Quixote, 1997 - pág. 741]

REVOGAÇÃO

A Mário Soares

Nem édito nem alma do avesso.
Revogo a minha própria negação.
Quinhentos anos depois peço
perdão.

Sou esse Portugal que não voltou
e guardo ainda a chave e a raiz.
Eu sou quem a si mesmo se expulsou
sou o país que falta ao meu país.

Eu português que sou esse outro eu
que me tiraram há quinhentos anos.
Sou a parte de mim que se perdeu
eu sou eu mesmo todos os marcianos.

Sou a parte de mim que falta e dói
sou a parte de mim de mim distante
sou cada cristão-novo que se foi
eu sou eu mesmo esse judeu errante.

5.12.96

[papel colado abaixo:]

ERRATA

Na página 741 onde se lê "marcianos" deve ler-se "marranos"


Carlos Paião, Meia-Dúzia

E-mail

Powered by Blogger